Curiosidades (4): Momotaro san, chan, kun…

Acho que a maioria das pessoas que tiveram algum contato com a cultura japonesa, já notaram que a palavra san comumente aparece em filmes, desenhos animados, histórias quadrinhos, livros etc, assim como a palavra sensei.

Quem nunca ouviu falar do Daniel san do filme Karate Kid? E do Momotaro san? hehehehe

Bom, pra quem não é muito ligado à cultura japonesa, posso adiantar que “san” não é o sobrenome deles! xP Essa é uma das formas de tratamento que os japoneses utilizam (depois do nome) para dirigir-se a uma pessoa.

No caso do sufixo san, ele é utilizado para referir-se a uma pessoa com respeito. Em alguns lugares, para facilitar a compreensão, eles traduzem para o português como o equivalente a “senhor/senhora” o que não está totalmente certo, pois ele não se restringe a uma faixa etária. Utiliza-se o san entre colegas de profissão, pessoas da mesma idade, de ambos dos sexos, ou em qualquer outra ocasião em que você deseja demonstrar respeito, mesmo para desconhecidos.

O sufixo chan é mais utilizado para crianças e meninas, contudo, não se restringe apenas ao sexo feminino. Ele também pode ser utilizado informalmente e, quando se tem uma grande intimidade, se torna uma forma carinhosa de se dirigir a uma pessoa. Seria algo como chamar uma pessoa pelo diminutivo.

O sufixo kun é usado um pouco parecido com o chan, porém mais usado para garotos e amigos da mesma idade. Pode indicar alguma informalidade, mas sem muito intimidade. Também é utilizado para referir-se a uma pessoa de “patente” inferior à sua.

O sufixo senpai é utilizado para pessoas mais velhas ou experientes que você, aos veteranos. Usado nos ambientes escolares, profissionais, para aqueles que possui grau superior ao seu.

O sufixo sama é utilizado para dirigir-se a pessoas super importantes de uma forma muito respeitosa, como por exemplo, para referir-se a deuses, divindades, imperadores. Também é utilizado no comércio pelos vendedores para tratar seus clientes, algo como uma reverência.

Essa não é uma regra geral, mas são as formas de tratamento mais comuns que você vai ver/ouvir pelos japoneses. Quem assiste anime ou lê mangá já deve ter visto aos montes também.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Curiosidades (4): Momotaro san, chan, kun…

  1. Nane chan disse:

    Ficou bem legal o post sobre tratamento!
    Agora ninguém vai errar…

    Beijão! o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: