Como nasce um livro infantil?

Nesse post eu vou explicar bem rapidamente como um livro infantil nasce e como é o processo de criação na perspectiva do ilustrador. A tarefa de criação de um livro infantil envolve basicamente a figura do escritor, do editor e do ilustrador.

Geralmente tudo começa quando o escritor manifesta interesse em publicar um livro e entra em contato com uma editora, a partir daí se a idéia for acatada, a maioria das decisões já fica a cargo da própria editora, como por exemplo, a escolha do ilustrador que trabalhará no livro. Dificilmente uma prévia parceria entre escritor e ilustrador, ante a aprovação da editora, será aceita. O escritor geralmente não participa da escolha do ilustrador e também não acompanha as etapas de produção das ilustrações, salvo nos casos em que o escritor é o próprio ilustrador.

Com os originais aprovados, a editora busca um ilustrador para trabalhar no livro. Geralmente o ilustrador, depois de contratado, só recebe o texto para trabalhar as ilustrações e uma sugestão do estilo do desenho a ser adotado, eventualmente é comunicado sobre os possíveis formatos do livro. O ideal, na palavra do ilustrador é que ele seja livre para criar, em qualquer formato. Também há casos em que antes de contratar o ilustrador, a editora já tem um projeto gráfico pronto para o livro, algumas preferem até enviar o texto já diagramado.

Sobre escolhas de detalhes técnicos de produção e acabamentos especiais, como uso de cores especiais, formatos diferenciados, relevos, tipo de encadernação, uso de verniz ou hot-stamping etc., estes na maioria das vezes ficam a cargo da editora. A não ser que o ilustrador seja contratado para também realizar esta tarefa, o que é muito raro.

Durante a fase de desenvolvimento das ilustrações, o ilustrador geralmente trabalha com rafes antes de partir para o desenho final. A apresentação das idéias através de storyboard não é um item obrigatório solicitado pela editora, mas o que se faz é juntar os rafes das páginas leiautadas e montar uma boneca, um protótipo que serve para simular o livro pronto. Essa boneca pode ser montada pelo projetista gráfico da editora ou, em alguns casos, pelo próprio ilustrador. Interessante observar que, com a inovação tecnológica, cada vez mais é utilizado o formato digital para se apresentar tal boneca. O estudo dos personagens é uma etapa pessoal do ilustrador, com o objetivo de ajudá-lo durante o desenvolvimento das ilustrações ao longo das páginas. Apenas o resultado desse estudo é apresentado à editora, geralmente na forma de uma ilustração pré-finalizada. Com as ilustrações finalizadas, parte-se para a etapa de conclusão do livro, onde as ilustrações são montadas através das páginas, diagramadas e inserido o texto. O mais comum é que esta etapa seja realizada pelo projetista gráfico ou pelo designer da editora. Salvo alguns casos em que o ilustrador é também o escritor.

É claro que isso também depende de cada projeto, toda essa história sobre processo de criação do livro, eu  pude sintetizar a partir da experiência de relatos dos profissionais (escritores e ilustradores) do ramo.

E o desafio aqui é tentar descobrir como os conceitos do design podem ser aplicados no processo de criação do livro infantil e como isso pode melhorar na qualidade do produto final.

No próximo post, entrarei no tema “ilustrando o livro” começando com o design dos personagens da história de Momotaro =] Até a próxima!!!

(Agradeço esse post aos ilustradores, escritores e designers: Paula Mastroberti, Renato Alarcão, André Neves, Salmo Dansa e Maurício Veneza)

Anúncios

3 pensamentos sobre “Como nasce um livro infantil?

  1. Nane chan disse:

    Muito bom esse post!

  2. […] 2.4 Como nasce um livro infantil? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: